Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ao fim da tarde, havia nuvens azuis, cor de rosa e cinzentas. Hoje, um outro dia, há apenas brancas, nuvens brancas. A água do mar é índigo e verde e corre com o vento, correm ambos como amigos, sem competição.
Admiro esta arte de vanguarda, apresentada como interactiva.
A todo o momento, com os mesmos materiais, a obra surge outra. E podes refazê-la não apenas com a imaginação: tanto é uma gigantesca gravura de Durer como uma pintura barroca ou mesmo alguma serigrafia de grande beleza que brilha com o sol no mar ocupando metade da tela. E logo depois aquelas ilhas negras de diferentes espessuras e formas, exactamente da cor da pele dos nativos pousam tranquilamente no fundo, os recifes com a sua espuma branca para cá delas e o céu todo pincelado de branco, sombreado ligeiramente de cinza…
… o verde dos braços de terra entrando pelo mar, os deixa transparecer vivamente e enfim os barcos - catamarans de vela aprumada, a lancha de motor para a pesca próxima de outra para o ski, o caiaque a remo, a gaivota a pedal…
E sempre o vento a dar vida e movimento a todos estes tão diversos elementos.
Mesmo a areia da pequena praia voa ligeiramente, (porque é pesada a areia…).
Em terra, o movimento produz outros efeitos sobre as folhas.
O cenário é preparado cada dia, cada hora.
O espectáculo não é muito variado, mas é impressionante de amplidão, de acção e de tumulto. De vez em quando, um coqueiro larga uma revoada de pardais que desaparecem por algum tempo; belíssimas vespas de grandes asas amarelas e veneno assassino sobrevoam por aí não tendo propriamente outro papel no cenário senão o de inquietar.
Pássaros cinzentos e azuis disputam não sei com que resultado. E os pardais de regresso cantam e dançam, sendo que alguns se ficam a rir, divertidos, sem dúvida.
Apenas ao fim do dia, as coisas se resolvem e o drama tem o seu fecho com a passarada toda nas árvores, apaziguada, comentados todos os comentários, apresentadas lutas, leituras e cantorias e com o vento, principal actor e mesmo protagonista, fazendo estragos noutras bandas.
Ou representando.
(Feliz recordação de uns dias de férias coloridas)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.