Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Então resolvi sair.
Amarrei um lenço na cabeça, era a beira-mar outonal.
Estava a ser um suplício, e por que razão o dito mau tempo me havia de aprisionar em casa!? De não me deixar espaço para distinguir o pensamento rotineiro e insuportável do outro?!
Quando saí, disseram-me: não chove tão cedo! Mas não acreditei, como é possível que tanta gente saiba tudo acerca de meteorologia e previsão?!
Fiquei maçada. Queria que chovesse.
Pensei que ia poder recebê-la fresca e límpida sobre a cabeça e os cabelos, que ela, pelo menos, ma lavaria de pensamentos desagradáveis e excessivos como tudo e principalmente desinspiradores. Mas queria que me deixasse ficar os outros. Daí o lenço.
Entrei na Farmácia e pedi um colírio e mais qualquer coisa que era comprida e ficava mais de metade fora do meu bolso. Eu queria meter tudo no bolso, não levava bolsa. Não consegui e trouxe os dois objectos num saquinho minúsculo todo enfeitado e colorido.
Caminhei com o saco a abanar fortemente na mão, atirando-o para a frente e para trás ao ritmo da passada, sem o largar, invocando a chuva. E a chuva não caía e… bom, desiludiu-me completamente.
Queria muito receber a água. Como uma purificação. Limpar ideias, diminuir a pressão, a tensão, o que quer que fosse que não me permitia estar tranquila nem não estar inquieta. E quero que o meu pensamento não seja “uma forma de massacre”, “massacre de si”, como terá dito alguém que é inteligente e gosta de pensar. Como eu gosto.
“Mas não podemos pensar ininterruptamente esses pensamentos, não podemos estar sempre a repensar o que pensamos e o que os outros pensam e o que ouvimos, pois chega o momento em que seremos destruídos por essa lancinante broca persistente do pensar, momento em que pura e simplesmente estaremos mortos.” (Shakespeare citado por G. Steiner).
Não quero ser vencida pela broca para já. Detesto brocas.
Quero a chuva. Suave. Que deixe alguma coisa para trás, na minha cabeça.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.