Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
As fotografias estão péssimas e custa-me mostrá-las, mas gostava de divulgar uma actividade de grande valor social. Não é iniciativa do Museu mas foi apresentada pelo seu director.
Fiquei a saber que havia instituições como o Centro de Apoio Social dos Anjos, o Recolhimento do Convento da Encarnação, a Comunidade Terapêutica da Ponte da Pedra, o Qualificar para Incluir, o Teatro do Centro, a Escola da Segunda Oportunidade, o Centro Educativo Santo António, a Comunidade Terapêutica da Horta Nova, Biblioteca Municipal de Beja, o Centro Social de S. Cristóvão e S. Lourenço, o Centro de Dia da Sé onde pessoas de muito valor desenvolvem um trabalho interessante junto de jovens desintegrados.
Ontem, domingo, na Biblioteca de Serralves foram apresentados textos de jovens que frequentam essas instituições onde recebem algum apoio para as suas dificuldade de adaptação às escolas e ao ensino, à leitura e à escrita, à vida. Eles escreveram textos e fizeram desenhos, outras pessoas leram furiosamente, cantaram e tocaram e foram aplaudidos.
Gostava de ter algumas informações sobre estas actividades de grande valor social.
Reproduzo um dos textos lidos e distribuídos.
Dos estudos, desisti. / De trabalho, fui mudando. / Nas drogas, mudando fui. / De festa em internamento, / de excesso em abstinência, / de cura em recaída. / Procuro uma linha recta / depois das curvas da vida… // - Porém, será que uma recta / é o mais curto percurso / entre dois pontos, dois nós? Se são cegos esses nós, / com palavras os desato, desatei, desatarei. / Semeio pão de palavras / que são côdea e miolo. / Se delas não precisar / serão migalhas de almoço. Virão as aves comê-las. Consigo me levarão. / E eu serei pó de estrelas…
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.