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Velasques

por Zilda Cardoso, em 20.09.11

 

Há anos, há uma porção de anos, apaixonei-me por Michel Foucault, pelos seus textos de análise estruturalista, e nunca mais deixei de os apreciar. Se bem que o fulgor da paixão tenha passado.

"As Palavras e as Coisas" de que é autor, é um livro a que volto, de vez em quando; na realidade, cada vez menos, é onde está o texto de que mais gosto. É uma análise brilhante de um quadro de Velasques, possivelmente o mais conhecido e visitado e igualmente apaixonante que é "Las meninas". Esta edição de 1988 de As Palavras e as Coisas presenteia-nos também com duas notas -  de Eduardo Lourenço e de Vergílio Ferreira - que são análises magníficas do texto de Foucault, além do prefácio do autor.

O quadro, vi-o no Museu do Prado numa visita de há muito tempo, teria ficado por ali toda a tarde, se outras pessoas não tivessem que esperar por mim para continuarem.

É uma cena familiar e simples e, ao mesmo tempo, uma composição complexa que deu lugar a inúmeras análises e entendimentos diferentes. Estou convencida de que esta análise a que me refiro está muito próxima da realidade. E é estimulante: faz pensar, tentar compreender, aplicar o método a outras obras.

 

 Ficheiro:Las Meninas, by Diego Velázquez, from Prado in Google Earth.jpg

A cena passa-se no atelier do pintor que se vê a trabalhar voltado para a enorme tela pousada no chão e olhando para nós, espectadores do quadro. A princesa e as jovens damas que a rodeiam estão no centro com o anão e o cão e voltam-se também para os espectadores ou para a princesa. Da tela só vemos o reverso. Nitidamente, ao fundo da cena alguém entra ou sai da sala e, levantando a cortina, deixa entrar a luz na parte mais escura da sala. Mas o que ou quem é que Velasques pinta?

É aqui que a coisa se torna interessante. Segundo Foucault, ele pinta os reis de Espanha que no quadro aparecem no espelho da parede do fundo juntamente com outros quadros possivelmente terminados e pendurados. E que estariam a posar para ele no lugar onde estamos nós, espectadores.

Ele podia perfeitamente estar a pintar-nos a nós. Não seria interessante?

Os reis estariam a presenciar a mesma cena que nós presenciamos e nós, como eles, seríamos os seus modelos.

Bom, não gosto de posar, mas não me importava nada de o fazer para Velasques.

É uma bela representação carregada de signos.

 

(Vou publicar antes que a imagem da Internet me fuja, mas voltarei ao assunto. Talvez este trecho suscite comentários interessantes)

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publicado às 12:48





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