Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Poesia e Filosofia

por Zilda Cardoso, em 18.02.13

 

 

Estou a ler um livro fascinante de G. Steiner, A Poesia do Pensamento.

Difícil, claro.

 

Para já, só posso citar algumas frases que considero importantes para uma reflexão.

 

“A maior parte de nós não tem mais do que uma vaga ideia do que seja “pensar”, transformar em “pensamento” o bric-à-brac, o refugo e o lixo da nossa corrente mental. Adequadamente concebida – quando paramos para pensar no assunto? -, a instauração de um pensamento de primeira ordem é tão rara como a composição de um soneto de Shakespeare ou de uma fuga de Bach. Talvez na breve história da nossa evolução, não tenhamos ainda aprendido a pensar. Excepto para um punhado entre nós, talvez a designação de homo sapiens não passe de uma vanglória injustificada.

 

“Por que deveria um texto filosófico insigne ser mais acessível do que as altas matemáticas ou um dos últimos quartetos de Beethoven? Há imanente a um texto assim, um processo de criação, uma “poesia” que o texto revela ao mesmo tempo que lhe resiste. O grande pensamento filosófico-metafísico engendra “ficções supremas” no seu íntimo, ao mesmo tempo que tenta dissimula-las. A água estagnada das nossas ruminações indiscriminadas é, na realidade, a prosa do mundo. Não menos do que a “poesia” no sentido categórico, a filosofia tem a sua música, a sua pulsação trágica, os seus transportes, e até mesmo, ainda que mais raras vezes, o seu riso".

 

“Todo o pensamento começa por um poema” (diz Alain).

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:09


2 comentários

De Vicente a 18.02.2013 às 23:57

Ce qu'on ne peut pas dire, il ne faut surtout pas le taire, mais l'écrire.

Derrida

De Zilda Cardoso a 19.02.2013 às 07:41

Vou tomar isso em grande consideração.
Tentarei escrever o que de especial e original me ocorre, não o direi, mas vou guardar a papelada num lugar especial para ser encontrada daqui por 50 anos, quando a maioria estiver preparada para ler e considerar isso valioso.
Obrigada por estar atento.

Comentar post